notícias

Copagril retoma trabalho de conscientização sobre prevenção à dengue

06/09/2017

Copagril retoma trabalho de conscientização sobre prevenção à dengue

A Cooperativa Agroindustrial Copagril está dando ênfase ao trabalho de conscientização de seus funcionários sobre a importância de adotar uma postura de prevenção à dengue, mantendo vigilância sobre locais e objetos que possam se tornar criadouros do mosquito (Aedes aegypti), transmissor da doença.

A partir da campanha, serão intensificadas as medidas preventivas, será ampliada a sensibilização e conscientização dos funcionários, haverá acompanhamento de inspeções da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon e elaboração de plano de ação de eventuais não-conformidades.

Para auxiliar no trabalho de prevenção que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, a sede da Copagril e a região da Transcopagril foram denominadas como Pontos Estratégicos (PEs) para monitoramento e controle de focos de larvas do mosquito. Sendo assim, além das visitas bimestrais, a cooperativa a exemplo de outras empresas de Marechal Cândido Rondon, passa a receber inspeções quinzenais nos referidos estabelecimentos.

Conjuntura

Atualmente, o município de Marechal Cândido Rondon possui nível controlável de focos do mosquito, conforme o que preconiza o Ministério da Saúde. De acordo com o setor local de Epidemiologia, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado nos domicílios rondonenses entre maio e junho apontou um índice de 0,6%, sendo que o admitido pelo Ministério é até 1%.

Mesmo assim, a preocupação é com a iminência da primavera, seguida do verão, pois o calor e a umidade proporcionam um clima propício para a proliferação do mosquito. São nesses períodos que historicamente ocorre aumento nos índices de infestação, assim como no número de casos registrados de dengue.

Prevenção

Além de transmitir a dengue, o mosquito Aedes aegypti também é transmissor de chikungunya e zica vírus, doenças que acometem pessoas saudáveis a partir de uma simples picada, gerando significativas perdas, de bem-estar para as pessoas que são infectadas pelo vírus, de produtividade na empresa, pois os funcionários ficam afastados por um período e também gastos do governo com assistência ambulatorial e hospitalar. Diante disso, vale à pena combater o mosquito para prevenir doenças.

As ações preventivas à dengue enfocam a eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos: dessa forma deve-se evitar o acúmulo de água parada em objetos, sucatas, pneus, vasos de plantas, oco de árvores, plásticos, lonas, copos plásticos, carteira de cigarros, tampinhas de garrafa ou qualquer superfície que possa acumular água. Fechar caixas d'água, cisternas, ralos, tonéis, fossas e outros reservatórios; limpar calhas e tratar a água da piscina. É importante evitar acúmulo de lixos em geral, sendo que se cada pessoa fizer sua parte e cuidar do ambiente em que permanece constantemente, por exemplo em casa ou no trabalho, contribui de forma significativa com o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Outras Notícias:


Copagril promoverá palestra alusiva à campanha Novembro Azul 18/11/2017 Copagril promoverá palestra alusiva à campanha Novembro Azul

Com intuito de realizar a conscientização de seus funcionários sobre a importância de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Cooperativa... ...


Última etapa das Olimpíadas da ACJC será realizada no próximo domingo 17/11/2017 Última etapa das Olimpíadas da ACJC será realizada no próximo domingo

No próximo domingo (19) a Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC) realizará a quarta e última etapa das Olimpíadas da ACJC. O evento será realizado... ...


Localizacação Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS