Notícias

Milho atinge estágio ideal para adubação nitrogenada

Compartilhar


As lavouras de milho safrinha semeadas entre meados e final do mês de janeiro na área de atuação da Copagril, em quase sua totalidade estão no estágio ideal para o manejo de adubação nitrogenada em cobertura.



A adubação nitrogenada em cobertura é um dos fatores que proporciona aumento da produtividade na lavoura. O nitrogênio é um nutriente essencial a qualquer cultura e a deficiência deste elemento, principalmente no milho, traz severas complicações para a planta, ocasionando perdas de produtividade.



Parte do nitrogênio precisa ser aplicado obrigatoriamente por ocasião da semeadura, pois a absorção de nutrientes ocorre rapidamente durante as primeiras fases do ciclo das plantas de milho, o restante do N é aplicado em cobertura, evitando excesso de sais no sulco de semeadura e perdas por lixiviação (perda de minerais do solo). “Atualmente, pode-se dizer que o aspecto mais importante no manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho refere-se à época de aplicação”, comenta o engenheiro agrônomo Edimar Oswald, que complementa: “o método de adubação nitrogenada na cultura do milho atualmente preconiza a aplicação de parte da dose de N na semeadura e o restante em cobertura compreendendo o período entre a emissão da 4ª e da 8ª folha, estágio em que a absorção no nitrogênio pela planta é mais intensa e que reflete diretamente no potencial produtivo da cultura”, explica.



Um bom manejo de época de plantio, correção de solo e controle fitossanitário, além da escolha do fertilizante correto e a aplicação adequada dos nutrientes exigidos pela cultura são fatores fundamentais para uma boa produtividade do milho safrinha.

Galeria de imagens