Notícias

Copagril inaugura nova Unidade de Armazenamento de Grãos em Itaquiraí

Compartilhar


Foi realizada na tarde de ontem (30) a solenidade de inauguração da Unidade de Recebimento e Armazenamento de Grãos Copagril no município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul.



Participaram do ato inaugural diretores, gerentes, encarregados, conselheiros, coordenadores de núcleos cooperativos, associados, funcionários e clientes.



Na ocasião, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, destacou que a cooperativa instalou a nova unidade de armazenamento em Itaquiraí diante das projeções de crescimento da produção local. “É um município com grande potencial de aumentar a sua produção de grãos, tanto pela área disponível para cultivo, como também diante das novas tecnologias existentes. Por isso, a Copagril deseja fazer parte do desenvolvimento do município de Itaquiraí, assim como já faz parte em municípios da região Oeste do Paraná, em muitas delas sendo a empresa que mais gera impostos”, declarou.



Em seu pronunciamento, o vice-prefeito de Itaquiraí, Daniel Mamédio do Nascimento, falou do crescimento da produção agropecuária local, frisando que existem cerca de três mil núcleos de produção familiar no município, daí a importância da presença da cooperativa. Ele ainda parabenizou a Copagril pelo novo empreendimento e enalteceu a importância do cooperativismo para a sociedade e para a economia.



Após a bênção das instalações, os diretores da cooperativa acionaram o dispositivo de descarga do tombador, marcando o recebimento de cereais na nova unidade e declarando inaugurada a nova estrutura.



Estrutura



A Unidade Copagril de Itaquiraí tem capacidade para armazenar 400 mil sacas de grãos atualmente, sendo que o projeto prevê aumentar esta capacidade para um milhão de sacas.



A nova unidade possui ampla estrutura com recepção, setor administrativo, balança de entrada, tombador, moega, secador, quatro silos, balança de expedição e barracão de armazenagem de insumos.



As instalações em Itaquiraí contam com silos-pulmão, que são montados entre a moega e o secador, tendo por objetivo conservar os grãos enquanto aguardam a secagem, pois é um silo aerado. Além disso, os silos-pulmão favorecem que seja feita uma pré-classificação do produto, em relação à umidade.



Outro ponto favorável para os produtores e operadores da unidade é o fato de haver duas balanças na unidade, sendo o diferencial a balança de expedição. Assim, quem embarca grãos não precisa fazer uso da balança de entrada, agilizando os processos de entrada e saída de produtos.

Galeria de imagens