Notícias

Encerrado período de vazio sanitário de soja

Compartilhar


Uma importante medida de prevenção à ferrugem asiática, o vazio sanitário de soja encerra-se hoje (16), no Paraná. Sendo assim, a partir desta sexta-feira já é permitida a presença de plantas de soja emergidas nas lavouras.



Segundo o chefe do Núcleo regional de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Rudi Kuns, neste ano foi observado que os produtores manifestaram amplo interesse em cumprir as regras do período de vazio sanitário, entendendo que é uma medida importante para evitar a ferrugem asiática. “O que os produtores queriam eram regras bem definidas para poderem cumprir, pois eles sabem que evitar a ferrugem é uma medida relevante para as suas propriedades, para o agronegócio e, consequentemente, para toda a economia paranaense”, analisa.



O diferencial deste ano foi que a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) trouxe flexibilização para os produtores, publicando a Portaria nº 189/2016, que passou a permitir a semeadura antes do fim do período de vazio sanitário, desde que não houvessem plantas emergidas antes do dia 16 (hoje). “O produtor está consciente e está fazendo sua parte para prevenir a ferrugem asiática”, pontua Rudi Kuns.



Assim, o chefe do Núcleo Regional acredita que houve sensibilidade do governo e da Adapar para atender uma demanda dos produtores, além de favorecer que muitos deles conseguissem antecipar o plantio e, com isso, aproveitar a umidade e fazer com que, lá na frente, conseguirão antecipar o plantio do milho safrinha.



Já os produtores paranaenses que pretendem obter custeio, seguro agrícola e Proagro estão se programando para iniciar os trabalhos de plantio a partir da próxima semana, já que o zoneamento agrícola da soja para a região Oeste iniciará no dia 21 de setembro.