Os plantios na área de ação da Copagril já iniciaram nas áreas em que foi colhido milho verão com a finalidade de silagem (planta inteira ou de grão úmido) e nos próximos dias intensifica-se a implantação do milho segunda safra sobre as áreas onde será colhida soja verão 2016-17. E para garantir um plantio correto, alguns fatores devem ser considerados, entre eles, a evolução na genética das sementes, o aumento na utilização de cultivares de soja mais precoces e a modernização dos implementos agrícolas, em especial as plantadeiras, nas quais deve-se ter uma grande atenção em sua regulagem, pois pode interferir diretamente sobre o estande final da cultura e, consequentemente, na produtividade e nos lucros.
A realização adequada da regulagem e com a manutenção realizada periodicamente, a distribuição das sementes e o funcionamento do equipamento são mais eficazes, comenta o engenheiro agrônomo Edimar Oswald, da Copagril Unidade Rondon. “A revisão da plantadeira é indicada a cada entressafra para verificar se há peças desgastadas ou quebradas na safra anterior”, orienta. “O produtor deve realizar uma inspeção geral nos elementos de corte e de deposição de adubo, engrenagens, correntes de transmissão, discos duplos de corte do carrinho da semente, limitadores de profundidade, compactadores, condutores de adubo e semente e, principalmente, nos seus componentes de distribuição”, complementa.
A regulagem da plantadeira é um dos principais fatores que interferem no desempenho do plantio, porém, alguns fatores externos também podem afetar o desenvolvimento da operação, como: tamanho do trator, tipo de solo, umidade, velocidade de operação e experiência do operador.
Plantadeiras bem reguladas aliadas aos fatores externos favoráveis são essenciais para a obtenção do máximo potencial produtivo das culturas.