Um grupo formado por 38 pessoas, entre jovens dos comitês da Copagril e funcionários, realizou viagem de imersão, durante os dias 15, 16 e 17 de junho, quando visitou a Colônia Witmarsum, localizada em Palmeira, municÃpio próximo a Curitiba.
A viagem é uma premiação referente ao Concurso de Projetos AgrÃcolas da Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC), encerrado no dia 03 deste mês.
Na Colônia Witmarsum, o grupo participou de uma explanação sobre a história da fundação da colônia, que foi formada em julho de 1951 por menonitas que reimigraram da cidade de Witmarsum, do Estado de Santa Catarina. Os menonitas eram alemães-russos que fugiram do regime comunista da Rússia em 1929 e chegaram ao Brasil no ano seguinte.
A Colônia Witmarsum ocupa uma área de aproximadamente 7.800 hectares e possui em torno de 1.500 habitantes. Compreende cinco aldeias dispostas em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede do museu Casa Fazenda Cancela. A base econômica da colônia é agropecuária, com foco na pecuária leiteira, além de criação de frangos, suÃnos e cultivo de soja e milho.
O roteiro dos jovens e técnicos da Copagril incluiu visita a uma propriedade rural com produção leiteira, além de passagem por Curitiba, Morretes e Porto de Paranaguá, que é considerado o maior porto exportador de produtos agrÃcolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja.