Hoje, dia 18 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, data que homenageia o sistema de logística reversa gerenciado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), que coordena o recolhimento e a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, visando retirá-las do campo.
Para marcar a data, a Ardefa (Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas) promoveu, na manhã de hoje, um evento em sua Central de Recebimento de Embalagens Vazias, localizada em Palotina.
O engenheiro agrônomo da Copagril, Paulo Brunetto, marcou presença e representou a cooperativa no evento. Durante as atividades, a Ardefa e o InpEV homenagearam as empresas parceiras do programa que promove o recolhimento de embalagens vazias.
O evento deste ano teve como tema “Quando cada um cumpre a sua parte, temos muitos motivos para comemorar”.
Atualmente, a Ardefa é composta por 16 empresas associadas, que abrangem 25 municípios da região Oeste do Estado.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é um programa do Impev que desenvolve a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, visando a destinação ambiental correta. Desde 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou corretamente mais de 420 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Ao todo, 97% das embalagens primárias comercializadas têm destino ambiental correto.
O programa de logística reversa conta com recolhimento em mais de 400 unidades de 25 Estados mais Distrito Federal. No ano passado foram realizadas ainda 4,9 mil ações de recebimento itinerante.
O Dia Nacional do Campo Limpo já teve a participação de mais de um milhão de pessoas, desde a sua primeira edição em 2005. Hoje o Brasil é o primeiro país do mundo em destinação de embalagens, um exemplo de cuidado com o meio ambiente.