Notícias

Simepar prevê distribuição de chuvas dentro da média histórica durante a primavera

Compartilhar


O Boletim Climático do Simepar para o período da primavera, que abrange o período de 22 de setembro até 21 de dezembro, aponta que, no Paraná, historicamente, os meses são caracterizados pelo retorno das chuvas mais abundantes. Segundo a publicação, as massas de ar frio que se deslocam pelo sul do continente são menos intensas do que as do trimestre anterior e quando chegam ao Estado tendem a ser menos persistentes. Nesta época começam a ser mais frequentes eventos meteorológicos de pequena e média escalas, os quais podem causar tempestades localizadas. As alternâncias ou variações nas condições atmosféricas tendem a ser uma constante, ou seja, os períodos de tempo sem chuvas podem dar lugar a outros com chuvas rápidas as quais podem trazer volumes consideráveis de precipitação acumulada.



Chuvas mês a mês



No Paraná, o mês de outubro iniciará com um desvio positivo de chuvas ao longo da bacia do Iguaçu, ~50 a 70 mm acima da média e próxima à média para as demais regiões. Para novembro a distribuição espacial das chuvas se concentra na média enquanto que para dezembro o sinal já é de chuvas abaixo da média para todas as regiões paranaenses.



De acordo com os resultados das simulações mais atualizadas, o Simepar considera que a distribuição das precipitações médias para o trimestre outubro, novembro e dezembro deste ano deverá acompanhar a média histórica no Paraná.



Quanto às temperaturas, o previsto é que se comportem na média no primeiro mês e entre a média e acima desta para novembro e dezembro.