Dados preliminares sobre os resultados obtidos pelas cooperativas do Paraná em 2017 serão apresentados pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, no dia 8 de dezembro, em Curitiba, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. O evento é realizado tradicionalmente para celebrar as conquistas alcançadas pelo setor ao longo do ano. O Sistema Ocepar possui 221 cooperativas filiadas de dez diferentes ramos: agropecuário, saúde, crédito, transporte, infraestrutura, educacional, habitacional, trabalho, turismo e lazer e consumo. Juntas, elas faturaram cerca de R$ 70 bilhões no ano passado. O cooperativismo paranaense engloba 1,4 milhão de cooperados, gera mais de 84 mil empregos diretos e outros 2,8 milhões postos de trabalho indiretos. As exportações somaram, em 2016, US$ 2,3 bilhões. O setor responde por 56% do PIB agropecuário paranaense.
Público esperado
O Encontro Estadual deve reunir dois mil cooperativistas de todas as regiões. As inscrições para o evento prosseguem até o dia 1º de dezembro e devem ser efetivadas por meio do agente de Desenvolvimento Humano da cooperativa ou pelo e-mail inscricoes@sistemaocepar.coop.br.
Programação
O Painel com autoridades abre oficialmente as atividades, às 9h. Haverá ainda a entrega do Troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”, honraria concedida desde 2008 pela Ocepar para homenagear instituições e personalidades que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo no Estado. Depois, o filósofo Luiz Felipe Pondé apresenta a palestra “Ética e suas tensões no mundo contemporâneo". O cantor Almir Sater e sua banda são as atrações do período da tarde.