notícias

Sistema Campo Limpo é referência mundial em destinação de embalagens

16/08/2019

Sistema Campo Limpo é referência mundial em destinação de embalagens

O próximo domingo, 18 de agosto, é o Dia Nacional do Campo Limpo, uma data de referência para reforçar a importância da destinação correta de embalagens, especialmente na logística reversa de recipientes vazios de defensivos agrícolas. A Copagril integra a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa) que está ligada ao Sistema Campo Limpo, coordenado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Um programa brasileiro de referência mundial, com a destinação ambientalmente correta de 94% das embalagens colocadas no mercado. Nesta sexta-feira (16) foi realizado um encontro na sede da Ardefa, em Palotina, reforçando a importância da data e homenagens às entidades parceiras que colaboram com a preservação do Meio Ambiente.

Carlos Alberto Konig, Diretor Presidente da ARDEFA, revela que trata-se de uma marca de preservação que representa o envolvimento de cada um dos elos da cadeia: agricultores, indústria fabricante, canais de revenda e poder público. A associação, entre 2002 e 2019, recebeu e destinou mais de 48 milhões de embalagens vazias, recolhidas em mais de 20 municípios da região Oeste do Paraná com o apoio das 17 entidades, entre cooperativas e empresas privadas, números que representam uma eficiência de 99% de destinação correta para embalagens.

“A reciclagem proporciona benefícios ambientais diretos com a redução da geração de resíduos sólidos e a decorrente não emissão de gases de efeito estuda, além de poupar energia na fabricação de novos produtos. E ainda, ao assegurar a eficiência e segurança no processamento das embalagens de defensivos agrícolas pelo Sistema Campo Limpo, colabora diretamente com a redução de riscos potenciais e impactos reais ligados a destinação incorreta do material e contribui diretamente para a conservação ambiental”, conforme a Ardefa.

Campo Limpo

Em 2019 o Dia Nacional do Campo Limpo chega a 15ª edição, no qual o Sistema Campo Limpo abrange todas as regiões do país e tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada: agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.

O Sistema acompanha a evolução da agricultura brasileira e do agronegócio, que tem crescido acima da média de outros setores industriais e de serviços. Com a expansão da fronteira agrícola e a modernização do cultivo, cresce também a utilização de insumos como defensivos agrícolas.

Desde o início do programa foram contabilizadas mais de 530 mil toneladas de embalagens retiradas do meio ambiente. Dos números avaliados, entre dados de 2002 a 2017, isso representa uma energia economizada suficiente para abastecer 2,5 milhões de casas durante um ano e ainda 1,4 milhão de barris de petróleo que deixaram de ser consumidos para a produção de novas embalagens.

Recolha

O recolhimento das embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas é feito por metodologia itinerante em nos pontos de coleta, conforme agenda estabelecida. As ações são realizadas durante todo o ano com o apoio da Copagril em suas várias cidades de atuação.

As datas são divulgadas pelos técnicos e unidades. O calendário completo está disponível online no endereço: http://www.ardefa.com.br/calendario.htm

Fotos:


Outras Notícias:


LocalizacaçãoSede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes SociaisSAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS