notícias

A FORÇA DA MULHER COOPERATIVISTA

08/03/2011

A FORÇA DA MULHER COOPERATIVISTA

No campo ao lado do produtor e na cooperativa com o conhecimento profissional, a mulher é presença marcante no universo da Copagril

 

 

 

“Na atualidade, além de mãe e esposa, ela trabalha, estuda, se aperfeiçoa e cria novas possibilidades de utilizar as suas habilidades, com cuidado e dedicação na qual lhes é peculiar”

 

Dentro de uma sociedade civil organizada que busca a sua evolução natural, a presença da mulher é mais do que crucial. Na verdade, é vital. Pois desde os primórdios até a atualidade, um dos papéis mais importantes é de gerar a vida, criar e educar os filhos e assim, garantir a continuidade das gerações para o futuro.

Porém, o papel da mulher dentro da sociedade vem mudando e sendo aprimorado a cada ano. Na atualidade, além de mãe e esposa, ela trabalha, estuda, se aperfeiçoa e cria novas possibilidades de utilizar as suas habilidades, com cuidado e dedicação na qual lhes é peculiar. Mas além de tudo isso, elas ainda encontram tempo e disposição para se cuidar. Vaidade, beleza e elegância são qualidades que elas não dispensam.

 

MULHERES NO CAMPO

 

Por estarmos numa região com vocação à agricultura, o trabalho no campo é uma realidade que há muito tempo recebe os cuidados da mulher. Os produtores associados da Copagril têm o auxílio direto de suas esposas. Com a diversificação dos negócios, a propriedade rural tem hoje, em sua grande maioria dos associados, além da agricultura, a atividade pecuária, o que exige uma atenção ainda maior. Aí é que entra a participação da mulher.

Elas não somente ajudam os maridos na lida com a propriedade. Têm uma visão mais detalhista, participam da tomada de decisão, cuidam e zelam pela implantação da qualidade no campo, organizando e embelezando a propriedade rural, além de estarem cada vez mais atualizadas. Através dos Comitês Femininos da Copagril, elas se reúnem, recebem palestras e cursos, fazem viagens técnicas e imersões, trocando experiências que são valiosas para serem aplicadas na prática. Mas não pensam apenas no trabalho, o lado pessoal é muito bem explorado. Cursos de maquiagem, concursos de beleza, bailes, bingos entre outras atividades fazem parte deste universo feminino.

Atualmente são 16 comitês femininos associados a ACFC com a coordenação da assessoria social da Copagril em toda a área de atuação da cooperativa. Outro dado importante é o número de mulheres associadas. Atualmente, cerca de 13% do quadro social é composto por mulheres, que participam ativamente na cooperativa e esse número vem crescendo a cada ano.

 

MULHERES NO TRABALHO

 

Outra grande participação das mulheres no mundo cooperativista são as profissionais da Copagril. Seguindo uma tendência do mercado de trabalho nacional e internacional, aonde as mulheres vêm cada vez mais ganhando espaço e ocupando cargos de chefia e de tomada de decisões, atualmente, elas são a maioria dentro do universo de quase 2600 empregos diretos. Conforme o relatório do departamento de recursos humanos da Copagril, até o final de janeiro deste ano as mulheres compunham 50,34% do quadro funcional e muitas delas ocupando cargos de alto escalão.

Elas estão presentes no Centro Administrativo, nas áreas, comercial, marketing e vendas, contábil, patrimônio, recursos humanos, assessorias entre outros. Nos negócios com a marca Copagril, Supermercados, Postos de Combustíveis, Lojas Agropecuárias e na Unidade Industrial de Aves, a presença feminina é marcante.

“O trabalho e a atenção dispensadas pelas mulheres que trabalham na Copagril é notável e cada vez mais temos a certeza de que elas tem capacidade de conduzir as suas funções com responsabilidade e com o olhar mas cuidadoso”, enalteceu o diretor presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, que faz questão de enfatizar. “O mesmo podemos comprovar sobre as mulheres do campo. Elas hoje têm um papel fundamental na administração da propriedade rural, tornando assim, uma parceria que vai muito além do laço matrimonial. Por este motivo, nos orgulhamos e parabenizamos todas as mulheres Copagril, exemplos de determinação e zelo à todos nós”.

Fonte: Comunicação Copagril – Fotos: Daniel Meneghini

Fotos:


Outras Notícias:


LocalizacaçãoSede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes SociaisSAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS