Dentro da programação de celebração dos 50 anos da Cooperativa Agroindustrial Copagril foi elaborado um livro especialmente para a data, o qual apresenta o histórico da cooperativa, sua atuação e desenvolvimento durante as cinco décadas. O ano de 2020 marcou a passagem do cinquentenário e as ações seguem ainda em 2021, até agosto, quando será o 51º aniversário da Copagril. Como forma de enaltecer a história e compartilhar essa trajetória, os livros serão distribuídos para escolas e prefeituras, como forma de resgatar a jornada cooperativista da Copagril. O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, visitou na segunda-feira (21) prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, para presenteá-lo e ao município com o livro “Copagril 50 anos: O valor está nas pessoas”, ação que também será realizada em todos os municípios de atuação da Copagril.
“Como marca do cinquentenário preparamos este livro, onde é contada a trajetória da cooperativa por estas cinco décadas desde 1970. Uma grande obra que apresenta o desenvolvimento da Copagril e o envolvimento com as comunidades onde está inserida, apresentando essa íntima relação entre Copagril e o progresso das nossas comunidades. Evidentemente, esse relato histórico deve ser compartilhado, por isso estamos fazendo essa entrega simbólica, bem como a distribuição dos livros para todas as escolas e bibliotecas de nossa região de atuação”, explica Chapla.
Ricardo Chapla fez a entrega ao prefeito Marcio e ao secretário de educação, Fernando Volpato, em Marechal Cândido Rondon, município sede da Copagril. Gerentes da Copagril também visitam outros municípios e escolas da região, entregando o livro e levando a mensagem dos 50 anos da Copagril, estendendo o agradecimento a cada comunidade por fazer parte desta jornada.
Em Pato Bragado, o gerente da Copagril, Clair Zóia, entregou o livro durante encontro especial com o prefeito, Leomar Rohden (Mano); vice-prefeito, John Nodari; e o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid.
No município de Entre Rios do Oeste, o gerente da Copagril, André Kochepka, esteve com o prefeito, Ari Aloísio Maldaner; vice-prefeito, Luciano Schaefer; e o secretário de Educação e Cultura, Ilvo Herrmann; quando realizou a entrega do livro dos 50 anos.
.
Curadoria
O livro dos 50 anos da Copagril foi escrito pela historiadora e Curadora 50 anos Copagril, Elaine Cristina Senko Leme. Ela explica que o processo teve por base a pesquisa de fontes históricas disponíveis sobre a cooperativa. “Consultamos os estatutos sociais, a ata de fundação da cooperativa, informativos, jornais e revistas da Copagril, materiais que pertencem ao acervo da instituição na sede administrativa”, comenta a escritora ao complementar que “após a realização do recenseamento e análise das fontes históricas, passamos ao trabalho com as fotografias. Daquelas que compõem o livro, parte pertencem ao acervo histórico da Copagril, parte são emprestadas de acervos particulares. Destacamos também a alegria das pessoas em participarem dessa empreitada, sendo muito receptivas e dispostas em ajudar no que fosse possível na investigação. As fotografias nos revelaram mais e valiosos dados para compor a narrativa histórica do livro, pois nelas observamos a importância que teve cada indivíduo, cada momento, cada decisão coletiva nos últimos 50 anos da Copagril. Tivemos também a oportunidade de realizar várias entrevistas com diversas pessoas que fizeram parte da história da cooperativa. Na lembrança do ontem e do hoje da Copagril, muitos se emocionam durante os seus relatos”.
Elaine ainda fala sobre sua visão em relação à produção, descrevendo que o “resultado de tudo isso, na história da Copagril, observamos a importância do espírito comunitário, da importância da ação das pessoas visando o bem das famílias e da comunidade. Houve diversos momentos de luta, de resistência, mas todos superados por meio do trabalho e da cooperação”.
“O livro ‘50 anos Copagril: o valor está nas pessoas’ é um legado para as futuras gerações não se esquecerem dos momentos decisivos da fundação e das conquistas da cooperativa. Além disso, mantém a memória viva sobre a comunidade cooperativista, reforçando a contribuição e as identidades de todos aqueles que fizeram parte dessa história, lutando por uma vida melhor. Por fim, destaco que a Copagril pode ser considerada parte importante da história do oeste paranaense, pois suas iniciativas contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento da sociedade e da economia da região, mediante as ações do livre comércio, expansão das fronteiras e da internacionalização”, completa a escritora e historiadora.