notícias

Seminário Copagril Soja e Milho é marcado por palestra e premiação dos melhores produtores

25/06/2021

Seminário Copagril Soja e Milho é marcado por palestra e premiação dos melhores produtores

A Copagril realizou na quinta-feira (24) o Seminário Copagril Soja e Milho 2021 por meio de um modelo online, com transmissão ao vivo e simultânea na página da Copagril no Facebook e no canal oficial da cooperativa no Youtube. A programação contou com abertura realizada pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, e participação do diretor vice-presidente, Elói Darci Podkowa, palestra com a doutora e pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Dionísia da Silva, sobre o Complexo de Enfezamentos na Cultura do Milho - Estratégias de Manejo, e a apresentação dos melhores produtores da Copagril nas culturas da soja e milho na safra 2020/2021 que entregaram a produção na cooperativa.

“Na agricultura, a cada safra, temos algumas surpresas em relação ao comportamento do clima, às doenças ou pragas, por isso é muito importante compartilharmos as informações e as pesquisas daquilo que faz parte da nossa produção agrícola”, destaca Chapla.

Em sua palestra, Dagma abortou de forma esclarecedora a situação em relação aos enfezamentos na cultura do milho e a relação com a cigarrinha, seu conteúdo abordou a importância de identificar e diferenciar as doenças, identificação do inseto transmissor e adoções das medidas integradas e estratégias conjuntas de controle. “Deixar claro que as estratégias de controle devem ser conjuntas, ou seja, não adianta um produtor fazer a coisa certa se o vizinho não faz, porque isso vai acabar resultando em população de cigarrinha que acaba migrando para as outras lavouras. Essa consciência que o controle é regional é importantíssima para que possamos poder sanar esse problema tão sério”, destaca.

Dagma também apresentou um estudo realizado dentro da Estação Experimental da Copagril na safra 20/21 com 23 híbridos para análise da presença dos mollicutes – patógenos (bactérias) transmitidos pela cigarrinha - e a incidência dos enfezamentos. Com destaque para a correlação dos enfezamentos com a produtividade. “As avaliações locais, como é o caso da realizada na Estação Experimental da Copagril, dão um panorama melhor do comportamento dos materiais, porque o clima influencia, bem como a população de cigarrinha vai ter efeito diferente e dependerá do manejo da lavoura e a época de semeadura. Tudo associado vai dar resultados sobre os enfezamentos”, explica a pesquisadora, que complementa a importância de práticas de manejo adequadas, com especial a atenção a eliminação de milho “tiguera/guaxo”. “A recomendação é conhecer a reação do cultivar, diversificar híbridos com resistência genética, evitar semeadura tardia e eliminar o milho tiguera”, completa.

Premiados

Durante o evento online também foram conhecidos os melhores produtores da Copagril nas culturas da soja e milho na safra 2020/2021 que entregaram a produção na cooperativa.

Soja - Área acima de 10 alqueires:

1º lugar – Roseli e Henrique Pazdiora (São Roque/Marechal Cândido Rondon) - 180,0 sacas por alqueire;

2º lugar – Egon Griep (Marechal Cândido Rondon) - 178,10 sacas por alqueire;

3º lugar – Aron Knaul (Mercedes) - 171,7 sacas por alqueire;

.

Soja - Área até 10 alqueires:

1º lugar – Iago Henrique Copetti Herthal (Santa Helena) - 193,34 sacas por alqueire;

2º lugar – Romeu Leopoldo Krein (Porto Mendes/Marechal Cândido Rondon) - 179,36 sacas por alqueire;

3º lugar – Elton Hollmann (Marechal Cândido Rondon) - 174,8 sacas por alqueire

.

Milho - Mais de 01 alqueire:

1º lugar – Marcio Jose Rempel (São Roque/Marechal Cândido Rondon) - 375,2 sacas por alqueire;

2º lugar – Armando Suss (Iguiporã/Marechal Cândido Rondon) – 372 sacas por alqueire;

3º lugar – Wesley Dias Da Silva (Sub Sede/Santa Helena) – 367 sacas por alqueire

.

A gravação do Seminário Soja e Milho Copagril 2021 está disponível online, no Facebook e Youtube da Copagril. Acesse:

- FACEBOOK: https://www.facebook.com/cooperativacopagril/videos/334622761512278

- YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=9T1xuwBtmqo

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS