notícias

Enfezamento da cultura do milho: evento reuniu agricultores e lideranças

17/05/2022

Enfezamento da cultura do milho: evento reuniu agricultores e lideranças

Evento realizado na última sexta-feira, dia 13 de maio, no auditório da Acimacar, em Marechal Cândido Rondon, movimentou centenas de produtores rurais, representantes de empresas fornecedoras de sementes e defensivos, e lideranças do agronegócio. Foi realizada uma reunião técnica de enfezamento da cultura do milho e tratado da campanha de eliminação de plantas voluntárias de milho.

O encontro foi organizado em conjunto pelo CSA – Conselho de Sanidade Agropecuária de Marechal Cândido Rondon, Adapar, Embrapa Milho e Sorgo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon e a Asseapar – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Oeste do Paraná com apoio da Copagril. Durante a manhã foram realizadas diversas palestras, tratando do tema proposto, mostrando os problemas ocasionados pela cigarrinha do milho e de outros danos que vêm sendo registrados na cultura do milho.

Presente ao evento, Marcílio Martins de Araújo, Coordenador do Programa de Vigilância e Prevenção de Pragas em Cultivos Agrícolas e Florestais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar),discorreu em sua palestra sobre a problemática. Ele falou das ações que estão sendo feitas pela entidade, voltadas à vigilância fitossanitária dos enfezamentos do milho no Paraná.

Já Ricardo Hilman, Chefe de Divisão de Controle de Pragas do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, discorreu em sua palestra sobre as ações que a sua pasta vem promovendo visando a vigilância fitossanitária dos enfezamentos do milho na região.

Durante a semana os pesquisadores da Embrapa, Adapar juntamente com o encarregado da estação experimental da Copagril Darci Sonego fizeram avaliações nos híbridos implantados na estação, com o intuito de aprofundar os estudos dos mesmos na região oeste do Paraná.

O destaque do evento, duas apresentações trataram do enfrentamento do enfezamento da cultura de milho. De forma on-line, a doutora Simone Mendes, pesquisadora Entomologista da Embrapa Milho e Sorgo, trouxe dicas de como detectar a cigarrinha do milho e formas de manejo.

Também presente ao evento a doutora Dagma Dionísia da Silva, pesquisadora fitopatologista da Embrapa Milho e Sorgo apresentou técnicas de manejo dos enfezamentos da cultura de milho.

Para o encerramento dos trabalhos do evento, o fiscal agropecuário da Adapar, Anderson Lemiska apresentou a campanha de eliminação de plantas voluntárias de milho. E coube a ele, também, conduzir o debate realizado entre os participantes e os palestrantes do encontro. Enfezamento da cultura do milho e eliminação de plantas voluntárias de milho.

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de PrivacidadeProduzido por BRSIS