notícias

Copagril realiza programação alusiva ao Maio Amarelo

20/05/2022

Copagril realiza programação alusiva ao Maio Amarelo

A programação do “maio Amarelo”, mês voltado à prevenção de acidentes no trânsito começou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que ministrou uma palestra na quinta-feira (19/05),em Marechal Cândido Rondon na AACC, a convite da Copagril. O evento contou com a participação de mais de 100 empregados.
Já na sexta-feira dia (20/05),foi realizado uma blitz educativa na entrada do centro administrativo da Copagril, com objetivo de conscientizar seus empregados para o uso do cinto de segurança realizando uma abordagem a todos que utilizam o estacionamento interno da cooperativa. Com o apoio da 2ª Cia do 19º Batalhão da Policia Militar - Marechal Cândido Rondon representada pelo Sargento Sefeeld, Cabo Garcia, Cabo Homa , Soldado Kalkmann, Soldado Pantarollo e soldado Vorpaguel , 35ª Ciretran representada por Tatiane Marchi Cardozo e o Batalhão de Polícia de Fronteira – BPFRON representada pelo Tenente Beiger, Cabo Thiago, Soldado Sales, Soldado Wunsch e Soldado Wurmeister.

“O Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não apenas uma campanha, cada cidadão, entidade ou empresa podem fazer ações de conscientização tanto neste mês, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro, assim, é possível transformar o dado negativo em um símbolo de vida, criando um movimento em torno da segurança e da consciência no trânsito” explica a Chefe da 35ª Ciretran Tatiane Marchi Cardozo

“Cabe a nós cidadão adotar atitudes simples em seu dia a dia, que salvam vidas: antes de dar partidas no veículo colocar o cinto de segurança e verificar se seus passageiros estão utilizando o cinto, se as crianças estão utilizando os equipamentos de retenção adequado a idade delas: bebe conforto, cadeirinha, assento de elevação e acima de 1,45m o cinto de três pontas” citou o Cabo Garcia responsável setor de transito 2ªCia / 19º BPM.

"Para nós do BPFRON, assim como para toda a Polícia Militar, as ações do maio amarelo vêm para somar com todo o esforço que nós realizamos para a defesa da vida e da segurança das pessoas. Aproveitamos essa ocasião para conscientizar a todos os cidadãos sobre a utilização do cinto de segurança, inclusive no transporte coletivo, pois esse equipamento é primordial para evitar diversos tipos de danos contra a integridade física de condutores e passageiros" enfatiza o 1° Tenente Beiger do BPFRON.

Em cada veículo que passou pela portaria no início da manhã de sexta-feira, foi observado o uso, ou não, do cinto de segurança por todos os ocupantes. Além da entrega de material educativo fornecido pela Ciretran, também foram aplicadas “multas solidárias” aos motoristas que não atenderam as normas de segurança, devendo os autuados realizar uma doação de fraldas geriátricas em prol dos asilos de Marechal Candido Rondon.

Ao final, observou-se que a maioria dos motoristas abordados, estão conscientes e cumprindo as normas de trânsito, os demais, estão alertados e devidamente orientados quanto ao cumprimento das mesmas, de modo a promover um trânsito mais seguro para todos.

Vale lembrar que o Maio Amarelo é um movimento internacional sugerido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2011, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a redução dos acidentes de trânsito, que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela foi escolhida por simbolizar a atenção no trânsito, em referência à sinalização de advertência presente no semáforo. A campanha ocorre anualmente para promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

As ações tiveram iniciativa do SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA e o setor de Inovação da Copagril.

Segundo o engenheiro supervisor do SESMT da Copagril, Maikon Rodrigo Dieckmann, “Seguir as leis de trânsito também é importante para conservar a própria segurança, afinal, é a sua vida que está em risco, além da vida de várias outras pessoas, por esse motivo, ter atenção, cuidados preventivos com os veículos e tranquilidade ao dirigir é imprescindível.”

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de PrivacidadeProduzido por BRSIS